O destino de todos nós é tentar desenvolver a consciência no ato de viver. Pela interação com o outro, aprendemos e obrigados a nos tolerar mutuamente! A ponto de nos descobrimos num verdadeiro inferno: enfrentar outra consciência que nos denuncia! E todo processo de crescimento se resume nessa denúncia!
Para Sartre, pela via da peça Entre Quatro Paredes, toda convivência é, nitidamente insuportável e, no entanto, é o que nos torna humanos. A ação transcorre no inferno, onde três personagens interagem. Sem que possam expiar suas faltas, descobrem o horror da nudez psíquica a que os outros os submetem. Está revelado o verdadeiro inferno: a consciência não pode furtar-se a enfrentar outra consciência que a denuncia, educa, assim: o inferno são os outros!
Todo homem nada mais é do que a soma das escolhas que fez vida a fora! O desafio é saber julgar e conviver com o outro que nos julga. Cada um tem suas convicções e suas verdades, que se chocam com as do outro. Mas há a liberdade para as próprias escolhas. Os confrontos são os confrontos no exercício dessas liberdades, e o ser permanece livre para escolher estar ou não sob a dominação do outro.
Jamais iremos controlar pensamentos e ações de outrem, assim como ele não nos controlará. Como se o limite não fosse a: liberdade! Assim, cada ser permanece livre em sua consciência. Se o outro, talvez um professor, nos expõe e nos desnuda a nossos próprios olhos, ele também nos aponta nossa humanidade essencial, e através desse olhar aprendemos o que nos identifica. Por meio daquilo que não gostamos em nós é que vamos degustar a existência com todos os seus sabores.
Precisamos do outro! Na realidade, nossa natureza humana não é apenas genética, é fruto da convivência! O homem não nasce humano. Ele possui sim, a capacidade de se tornar humano. Assim aprender a falar uma língua é uma exclusividade humana que só se completa com o contato com outros que a falem. Nem mesmo a postura bípede, andar de pé, se desenvolve sem o contato com outros humanos!
Raul Rodrigues é engenheiro e ex-professor universitário