Mais do que pânico moral, que fantasmas ideológicos de ditaduras de extrema-esquerda ou extrema-direita, ou mesmo sobre o espírito abstrato da corrupção, que infelizmente permeia todos os setores de nossa sociedade, o principal interesse de gestores públicos e agentes políticos é o desempenho econômico do Brasil neste ano, que mostra-se cada vez mais decisivo como construção de sociedade.
Nos alicerces da economia, está a cotação do dólar frente ao real, que já foi motivo de piadas e protestos, chegando na última sexta-feira abaixo da marca de R$ 5. A confluência de ações internas como o aumento da taxa básica de juros - o que acaba por atrair o capital estrangeiro - e o noticiário internacional da guerra na Ucrânia afetando a dinâmica de toda Europa, pode e vai refletir na nossa região e no nosso dia a dia.
O valor do dólar influencia desde o preço do pão francês à política de vendas e investimentos de grandes empresas multinacionais, muitas delas sediadas em nossa região. A posição do Brasil como uma opção mais segura, ou menos insegura frente aos temores de impacto na produção industrial na guerra econômica contra a Rússia, dá uma rara janela de oportunidade para o empresariado e, principalmente, para os gestores públicos de todas as esferas.
Especialistas apontam que o recuo da moeda americana pode refletir no aumento do investimento do setor agropecuário para o mercado interno; do preço dos combustíveis nos postos; aumentar o consumo de bens industrializados produzidos no país. No entanto, há também a janela de oportunidade do real, com maior poder de compra no mercado internacional, influenciará na compra de artigos importados.
Neste breve período até o final do primeiro semestre, gestores públicos de todas as esferas podem e devem buscar meios para fomentar o empreendedorismo e a reativação dos setores produtivos. Antes que qualquer aventureiro lance mão, é dever dos agentes públicos, em conjunto com a sociedade, buscar usufruir deste momento ímpar em que o real se valoriza, a inflação recua e o consumo doméstico pode aumentar.