Hoje os estudantes da rede estadual de ensino voltam às aulas após as férias de final de ano, e isso ocorre, mais uma vez, durante a pandemia de coronavírus. Porém, diferente do ano passado, quando alunos e professores foram retornando aos poucos para os bancos escolares, o ano letivo começa apoiado pela vacinação.
Certamente o avanço da doença com a variante ômicron, vindo a galope, assusta a todos, mas não é semelhante ao inicio da pandemia ou quando ela parecia ter atingido o ápice, no meio do ano passado, com picos de internações e mortes lá em cima, porém a vacinação tem ajudado a diminuir, e bem, a quantidade de casos graves e até mesmo de óbitos.
Sendo assim, estudantes e educadores podem voltar mais tranquilo hoje, isso é ponto pacifico, mas ainda restam aqueles alunos, cujo os pais, por algum motivo sobrenatural talvez, não acreditam na vacinação. O Estado, como entidade jurídica, não pode impedir a matrícula dos estudantes, isso iria contra a regra de que toda a criança tem direito à educação, e uma decisão absurda dos pais, como não vacinar os filhos, não pode ser usada para declinar do cadastro em uma escola.
Quanto a isso não há o que fazer, está sacramentado, todavia, diferente das redes municipais, que não vão exigir documento que comprove a vacinação contra Covid para frequentar as aulas, o Palácio dos Bandeirantes já deixou claro que irá pedir o comprovante da imunização. Os pais terão um prazo de 60 dias para regularizar a situação, uma vez que o comprovante será cobrado durante o bimestre, mas caso isso não ocorra, a Secretaria da Educação promete acionar o Conselho Tutelar, o Ministério Público e as autoridades sanitárias.
Dificilmente um estudante será impedido de frequentar a escola, seja estadual ou municipal, porém, essa situação vai dar tanta dor de cabeça, se for levada a cabo mesmo. Não vale a pena deixar a criança passar por tudo isso e, ainda por cima, ser apontada pelos colegas como uma antivacina, sim, pois, os pais podem não ligar, mas elas ligam, já que o círculo de amizades começa a se formar agora. Seria o fim da picada.