A Prefeitura de Suzano e a Radial Transporte apresentaram ontem o primeiro ônibus elétrico do Alto Tietê, que passará a integrar a frota do transporte público. Ele circulará em fase de testes a partir dessa semana e, após posterior avaliação técnica, o modelo poderá substituir parte dos automóveis em funcionamento atualmente, reduzindo a emissão de gases poluentes e garantindo mais conforto e comodidade aos passageiros.

O investimento da concessionário do transporte coletivo na cidade foi de R$ 2,5 milhões. A próxima etapa é identificar nesta semana os pontos estratégicos para definir uma programação de horários.

O novo veículo tem cerca de 150 quilômetros de rodagem por recarga, é um veículo mais estável, silencioso e espaçoso. Segundo o Greenpeace Brasil, organização ambiental sem fins lucrativos, existem inúmeros motivos para investir em um ônibus elétrico, como a vida útil das baterias utilizadas, uma vez que ao final da vida útil, as baterias podem ser devolvidas para serem recicladas.

Ainda de acordo com a organização, a eletricidade também é mais barata que o diesel, a vida útil dos ônibus a diesel é de 10 anos, e os elétricos são autorizados a rodar por 15 anos. (Colaborou Ingrid Leone)