Todo dinheiro extra é bem-vindo, ainda mais nestes tempos de grande desemprego e oscilações da economia, ainda impactado pela pandemia que se prolonga exigindo a manutenção dos protocolos preventivos. Não à toa quando o governo federal anunciou em janeiro a liberação de valores esquecidos em contas bancárias, o site não aguentou a quantidade de solicitações e o acesso foi interrompido.
Ontem, como destaca a reportagem, foi liberada a consulta pelo novo site oficial do Sistema Valores a Receber. No site do Portal News, do Grupo Mogi News, que reúne além do conteúdo do Mogi News/Dat, notícias do dia em tempo real, está disponível um tutorial de acesso à plataforma. Até o início da tarde, o acesso ocorria sem problemas.
A estimativa é que cerca de 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas tenham direito ao resgate de até R$ 8 bilhões. Um dinheiro que deve contribuir para movimentar a economia, que ainda sofre para se refazer dos impactos da pandemia. Há respiros como o saldo positivo de emprego, ao fim de 2021, mas ainda são muitos os desafios a serem superados para criar novas oportunidades.
E não foram só as pessoas físicas afetadas neste período, também empresas foram prejudicadas, negócios de diferentes portes que precisaram se reinventar ou não tiveram opção e fecharam as portas. As placas de "Aluga-se" em comércio de Mogi e região, infelizmente se acumularam nos últimos dois anos. Por isso, mesmo que for um valor pequeno a receber, seja uma pessoa física ou um empreendedor, difícil quem não vá tentar a consulta.
O dinheiro extra pode fazer a diferença, o problema é que também atrai a atenção de criminosos. Por isso, atenção redobrada com os possíveis golpes. Às vezes no desejo de receber, as pessoas se deixam levar por informações enganosas. O acesso é apenas pela plataforma governamental, sem intermediários, e de forma segura. Não há pedidos de informações por e-mail ou contatos por redes sociais. O que aparece quando os dados são inseridos é uma data para um acesso posterior, que mostrará o valor e como resgatá-lo. O momento exige, antes de mais nada, que todos fiquem atentos!