Os dados disponíveis no portal do Climatempo indicam que as chuvas persistirão pelos próximos dias no Alto Tietê. Mesmo que tenham intensidade média e não devam provocar enchentes, segundo o instituto, o momento para os moradores de áreas de risco é de máxima cautela. Segundo os especialistas, o que determina a probabilidade de deslizamentos é constância nas chuvas, não propriamente a intensidade. Por isso, as pessoas devem ficar atentas às mudanças na estrutura do solo, que pode entrar em colapso com a contínua infiltração de água.
As prefeituras da região realizam neste período ações para conter deslizamentos e enchentes. Em Mogi, a Operação Verão 2021/2022, voltada ao atendimento a urgências e emergências causadas pelas chuvas, foi aberta em 1º de dezembro do ano passado e vai até o dia 31 de março. O trabalho de monitoramento identificou na cidade 14 áreas com risco de inundação, onde o curso de água de rios e córregos pode extravasar, além de pontos críticos com possibilidades de alagamentos. Também foram catalogadas outras 12 áreas com algum tipo de risco, mas que são particulares e estão regularizadas.
Em Suzano, a Prefeitura também está com o Plano Verão ativo. Segundo a administração, já foram mais de 14 bairros atendidos desde o início do mês, incluindo locais com áreas de risco previamente identificadas e monitoradas. Os serviços envolvem limpeza de passagens de água pluvial e desobstrução de diversas estruturas de captação, de modo a prevenir e conter enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais. Além disso, o programa realiza a limpeza das valas de drenagem, estruturas responsáveis por captar águas pluviais dos bairros e escoar nos rios da cidade.
A população precisa tomar consciência e fazer a sua parte: manter áreas domésticas limpas e não jogar lixo e materiais de descarte em córregos, prática ainda muito comum nas comunidades ribeirinhas. O acúmulo de detritos é o principal responsável por impedir o curso natural da água e evitar alagamentos. As autoridades estão cumprindo a sua tarefa no período de chuvas, mas as pessoas precisar colaborar.