É de conhecimento de todos que a pandemia de coronavírus (Covid-19) começa a dar sinais de recuo graças ao avanço da vacinação, bom pelos menos por enquanto e esperamos que regrida cada vez mais, mas, pelo andar da carruagem, os dias mais complicados parecem ter ficado para trás. Com a Covid (quase) sob controle, está na hora de os moradores do Alto Tietê ficarem atentos a outros possíveis problemas de saúde.

A pandemia afastou boa parte das pessoas das consultas médicas que nada tem a ver com o coronavírus, claro que isso ocorreu pelo medo de contrair uma doença que ninguém sabia do que era capaz, mas agora é hora de mudar isso.

Há demais enfermidades cujo a reputação a medicina e a população em geral conhecem há muito tempo, e uma delas é o câncer. Outubro e novembro são os meses em que se mais destacam os programas e projetos para informar a população sobre os riscos do câncer de mama, que ocorre com maior frequência nas mulheres, e o de próstata, exclusivo do universo masculino. Para esse engajamento foram instituídos o Outubro Rosa, para mulheres, e o Novembro Azul, dedicado aos homens.

Um dos estudos que mostram preocupação com a procura para o tratamento e o diagnóstico do câncer de mama está em um estudo feito pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) que aponta uma queda de 45% na procura por mamografia, um dos principais exames para detectar a doença. Outro ponto que mostra tanta preocupação quanto o primeiro vem de uma pesquisa de Brasília, mais precisamente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), informando que 74% dos médicos oncologistas informaram que pelo menos um paciente interrompeu o tratamento contra o câncer durante a pandemia.

Isso não pode mais continuar assim, todos sabemos que as consequências do câncer são gravissímais e fatais, por isso o tratamento não pode ser descontinuado ou a procura por um diagnóstico de algo suspeito não pode ser menosprezado.

Com todo cuidado que ainda devemos ter em razão da Covid-19, que ainda anda por ai, é hora de cuidar de outros problemas que podem nos fazer mal.