Com a chegada do fim do ano, as baixas temperaturas começam a ficar para trás e dão lugar ao calor. Para a gestão pública, ambos os climas são sinônimo de alerta. A chegada do frio sempre foi um problema para uma parcela considerável da população e para a agricultura. Já o calor traz consigo as chuvas fortes e, consequentemente, desabamentos, alagamentos e mortes. A Defesa Civil que se prepare pois, mesmo com o início do desassoreamento de rios e córregos por parte do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o serviço ainda não traz garantia de um verão com menos problemas.
Semanas atrás, a temperatura chegou aos 5ºC nas cidades da região. Não faltou trabalho para entidades sociais, que chegaram a mudar o percurso no meio do caminho e ampliar as campanhas de agasalho. Na capital paulista, pelo menos sete moradores de rua morreram de frio. Diante desse quadro alarmante, o governo de São distribuiu 25 mil cobertores e 25 mil sacos térmicos de dormir para moradores de rua da capital graças a uma doação da iniciativa privada de R$ 2,5 milhões. Na agricultura, as condições climáticas adversas também afetam a produção rural e animais de cativeiro.
Agora, com o calor, infelizmente, poderemos novamente ser surpreendidos com notícias trágicas, por conta dos problemas causados pelas chuvas. O desassoreamento de um trecho do rio Tietê, anunciado no começo de 2020, dentro de um pacote de mais de R$ 20 milhões em obras de drenagem na Grande São Paulo, ainda está em fase de licitação, segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
O titular detalhou que os recursos já estão liberados, graças ao respiro que a reforma administrativa aprovada na Assembleia Legislativa deu ao governo estadual. Em Mogi, o trecho a ser desassoreado é de cinco quilômetros de extensão, a partir do Córrego Sabino até a Ponte da Av. João XXIII.
Além disso, um trecho do rio Jundiaí já foi desassoreado. Infelizmente, o processo de limpeza de rios e córregos é lento e, para variar, quem sofre muito com isso, é a população mais pobre. Faça chuva ou faça Sol.