O corpo humano saudável e funcional é formado de aproximadamente 60% de água, em adultos, e 80% em crianças. É o principal componente das células, também sendo encontrada fora delas. Nas vísceras e nos músculos estão localizadas as células que mais possuem água e também circulando pelas veias e artérias ajudando na formação do sangue.
A água participa de várias funções no organismo como, por exemplo, na regulação da temperatura do corpo. Quando o calor torna-se exagerado, inicia-se a liberação de suor, que possui água em sua composição. Ao entrar em contato com o meio, o suor evapora na superfície da pele, causando o resfriamento do corpo, além disso, é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, e uma de suas funções referem-se à capacidade de oxigênio, sais minerais e outros nutrientes que são transportados pela água presente no corpo, já que ela compõe o plasma sanguíneo.
Além de trazer nutrientes para as células, a água proporciona a excreção de substâncias por meio da urina, composta basicamente de água e toxinas dissolvidas. A água ainda tem outra importante função como protetora das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso e são formadas por substâncias ricas em água.
Como já descrito, em média, 70% do corpo humano é composto por água e por isso a importância de se ingerir muita água. À medida que envelhecemos curiosamente a quantidade de água no corpo diminui. Quando bebês, entre 0 e 2 anos, a média de água no nosso corpo está entre 75% e 80%.
Por tudo já citado não tem como negar a importância da água para o nosso corpo, por isso é essencial manter-se hidratado.
Segundo especialistas, geralmente a ingestão diária de água recomendada é de 2 a 3,5 litros, podendo essa quantidade variar de acordo com a idade, prática de atividades físicas, e outros fatores. A hidratação também pode ser feita através dos alimentos, que apenas se diferenciam por conter mais ou menos água. Não espere ter sede beba água e tenha uma saúde funcional exemplar.