O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o atendimento básico em Manaus (AM) deve ser a prioridade no Estado. Durante cerimônia de recepção de profissionais do Programa Mais Médicos na capital amazonense, Pazuello afirmou que a remoção dos pacientes para outros Estados é a única solução para diminuir o impacto da fila. "Sem a remoção de 1.500 pessoas, vão continuar morrendo 80 a 100 pessoas por dia", advertiu.
A ideia do ministério é desafogar o atendimento especializado na região para que não haja sobrecarga do sistema de saúde do Estado.
Segundo o ministro, dos 350 pacientes transferidos nas últimas semanas, 80 já estão curados.
Pazuello reafirmou também o compromisso com a continuidade da política de transferência dos pacientes.
Dentre os problemas listados pelo ministro que levaram ao colapso de saúde em Manaus, está a falta de oxigênio, leitos e recursos humanos, mas afirmou que o oxigênio está estável. (E.C.)