O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, de 77 anos, testou negativo para a Covid-19 e retomou ontem sua campanha presidencial, três dias depois do debate presidencial com seu adversário, o presidente Donald Trump, que foi diagnosticado com o vírus. A campanha de Biden decidiu derrubar temporariamente propagandas negativas contra Trump, revelou uma fonte à agência Reuters.
O ex-vice-presidente de Barack Obama decidiu manter uma viagem programada a Michigan, um Estado considerado chave para a disputa à presidência, onde Trump venceu em 2016. Em evento de campanha em Grand Rapids, Biden pediu ontem aos americanos que não se façam de "durões" em relação à pandemia de coronavírus e "usem máscara".
"Sejam patriotas. Não se trata de ser durão. Trata-se de fazer a sua parte. Usar uma máscara não só protege você, mas também aqueles ao seu redor", afirmou Biden.
"Não se trata de uma questão política. É um poderoso lembrete a todos de que devemos levar esse vírus a sério", disse o candidato, acrescentando que todos devem seguir os conselhos dos especialistas, lavar as mãos e manter o distanciamento social de segurança.
O candidato democrata tem criticado duramente a estratégia de Trump para diminuir o perfil da gravidade da pandemia, que nos Estados Unidos, mais mortos do que em qualquer outro país do mundo.
Biden apresenta uma vantagem sobre Trump em 7,2 pontos porcentuais nas intenções de voto em todo o país, segundo pesquisa realizada pelo RealClearPolitics. (E.C.)