O secretário de Estado da Agricultura, Gustavo Junqueira, esteve na semana passada no Alto Tietê para falar sobre a modernização que a Pasta precisa passar para ajudar os agricultores paulistas. O encontro ocorreu na quinta-feira passada, na Prefeitura de Mogi das Cruzes, e contou com representantes municipais e dos produtores rurais.
Junqueira, que já visitou outras regiões do Estado para promover o mesmo tipo de reunião, informou que o atual sistema das Casas de Agricultura é dispendioso e burocrático, e que isso deverá ser mudado. Em outras palavras, o governo quer acabar com esse tipo de serviço que atende os agricultores, desde informações sobre plantio até a contratação de crédito para a produção.
No entanto, o Palácio dos Bandeirantes se esquece que não se pode falar em modernidade enquanto os produtores localizados em pontos mais distantes do Alto Tietê não tem sequer conexão com a internet e dependem destes espaços para realizar serviços como a Declaração de Conformidade da Atividade de Aquicultura e a Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária.
Há quatro unidades na região: Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Guararema, que prestam serviços aos agricultores, no entanto, se estes produtores perderem este acesso, terão que procurar os serviços em outros locais da Estado.
O governo não pode esquecer que o pequeno agricultor não tem o domínio da rede digital. Em alguns casos, estes produtores já ultrapassaram os 70 anos e necessitam deste tipo de auxílio para se preocupar somente com a plantação, colheita, escoamento da produção, além de outras atividades inerentes à parte prática da agricultura.
Se, de fato, houvesse uma modernização para o setor, o Estado se preocuparia em fornecer conhecimento para o pequeno produtor, com cursos e orientações de como utilizar o computador e a internet para ajudar na produção e sanar os trâmites burocráticos. Qualquer outra tentativa de querer modernizar, sem envolver diretamente o produtor rural do Alto Tietê, ou de qualquer outra região do Estado, deve ser repensada.