O presidente Jair Bolsonaro voltou a enaltecer a participação do agronegócio na manutenção da economia durante a pandemia da Covid-19. Ele participou ontem de evento em Sorriso (MT) para entrega de títulos de propriedade rural a agricultores familiares.
Bolsonaro afirmou que o Estado de Mato Grosso foi um dos que não se "acovardou" e enfrentou o novo coronavírus. O presidente também fez críticas à política do "fica em casa" adotada no combate à pandemia. O presidente não comentou sobre a situação das queimadas no Estado, principalmente na região do Pantanal.
Em evento com entidades do agronegócio do Estado, o presidente minimizou os incêndios no Estado e citou as críticas que o Brasil vem recebendo pela forma como combate às queimadas e preserva o meio ambiente. Para o presidente, as críticas ocorrem porque há interesses em competir com o agronegócio brasileiro.
Nesta semana, o governo reconheceu a situação de emergência no Mato Grosso do Sul. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicaram que só nos primeiros dez dias de setembro foram contabilizados 2.550 focos de queimadas, 88% do volume registrado em todo o mês de 2019.
Baixa visibilidade
O avião onde estava o presidente precisou arremeter por conta da baixa visibilidade causada pelas queimadas na região.