Começou ontem e vai até o dia 25 a Semana Nacional de Trânsito, principal data do país dedicada à promoção de atitudes responsáveis no setor. Neste ano, o governo de São Paulo, por meio do programa Respeito à Vida, ligado agora ao Detran.SP, mobiliza dez Secretarias para promover ações de conscientização e fiscalização em todo o Estado. O objetivo é incentivar o comportamento responsável e cidadão para evitar acidentes que, a cada ano, provocam a perda de mais de cinco mil vidas.
Apesar das constantes reduções nos índices apontadas pelo Infosiga SP, primeiro sistema de dados do Brasil a publicar mensalmente estatísticas de acidentes e fatalidades, as ocorrências de trânsito ainda matam duas vezes mais do que os homicídios e são a principal causa externa de morte no estado. Esse cenário somente mudará com a promoção de parcerias com a sociedade e projetos eficazes com base em tecnologia, inovação e informação de qualidade, algo que o Governo do Estado vem fazendo.
São Paulo registra redução significativa nas fatalidades de trânsito. Na comparação entre 2015 - início da série histórica do Infosiga SP - e 2019, a redução foi de 16%. No último ano houve 1.029 mortes a menos do que registrado em 2015.
As ações permanentes de educação são necessárias à medida que 94% dos acidentes fatais de trânsito são motivados por falha humana, segundo dados do Infosiga SP.