Alagoas aparece entre os cinco estados que conseguiram superar a meta do Ideb 2019 nos anos finais do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano, com a nota 4,5. O objetivo era no mínimo 4,1. Nos anos iniciais, que vão do 1º ao 5º ano, os resultados também foram positivos: índice de 5,3, quando a meta era 4,3, deixando o Estado entre os 21 que ultrapassaram o objetivo definido pelo MEC.
A explicação para o desempenho, segundo a secretária estadual de Educação, Laura Souza, está na mobilização integrada de professores, diretores, servidores em geral, alunos e gestores municipais e estaduais. "Houve um esforço dos profissionais, um engajamento, que só foi possível porque todo mundo se envolveu", avalia.
O engajamento a que ela se refere foi motivado por uma série de medidas implementadas pelo Programa Escola 10. A ação, que virou lei, desenvolveu uma rotina de avaliações de alunos e formação de professores com base nos resultados, e em contrapartida, uma premiação a municípios, escolas e servidores.
Inspirada no Ceará, pioneiro no regime de colaboração entre estado e município, o programa alagoano desenvolveu formas de apoiar as secretarias de educação para elevar o Ideb e, por consequência, o nível da educação básica. São destinados R$ 20 milhões para rateio entre os municípios. (E.C.)