As terapias manuais, muitas das vezes conhecida apenas como "massagem", é um conjunto de técnicas abrangentes desenvolvidas e baseadas em inúmeras evidências científicas que tem como objetivo avaliar e corrigir as alterações articulares e musculares do organismo que, por um mau funcionamento, se transformam em lesões, gerando dores e alterações posturais.
O fisioterapeuta utiliza suas mãos para aplicar pressão ou tração sobre uma determinada estrutura, com o intuito de mobilizá-la, a fim de diminuir a dor causada pelo espasmo (ou tensão) muscular ou por uma disfunção articular.
Os primeiros documentos sobre terapia com as mãos foram encontrados na China antiga e também em escritos que constam em paredes do Egito, que tem cerca de 15 mil anos e serviram de base para o desenvolvimento da maioria das técnicas atuais.
Os objetivos da Terapia Manipulativa é identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e inferiores, entender a relação entre as alterações do movimento normal com a má função dos componentes articulares, sistema nervoso e circulatório. Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas manipulativas, técnicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.
Dentre os principais benefícios ofertados pelas diversas técnicas manuais, podemos dizer que elas, podem reduzir ou eliminar as dores musculares e articulares, diminuem as tensões, promovem a lubrificação intra-articular, aumentam a flexibilidade dos músculos, cápsulas, ligamentos, tendões e previnem contra bloqueios intra-articulares, entre outros.
O diagnóstico biomecânico e funcional é primordial para a Terapia Manual, pois permite o melhor direcionamento na escolha dos recursos terapêuticos manuais a serem empregados durante o tratamento. Ele se baseia em uma boa anamnese, a qual deverá identificar: o tipo de dor e sua localização se existem irradiação da dor para um ou outro nível motor e, ainda, a correlação da dor com os diferentes elementos do corpo.