O secretario de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse ontem, em entrevista à CNN Brasil, que o Estado está saindo do platô de casos de coronavírus (Covid-19) que a tendência é de queda nas próximas semanas. São Paulo tem 84% de toda a sua população já na fase três de flexibilização, que é a fase 3 amarela, segundo ele.
Gorinchteyn acrescentou que, possivelmente na próxima semana, algumas regiões já estejam em outra fase, talvez a quatro, verde, "mostrando o controle da doença".
Ele disse que, no interior, na semana passada, houve redução de 7% nas internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de 4% no número de óbitos, "ou seja, uma tendência de inflexão, de regressão, e muito possivelmente pode ser mantido nas próximas semanas". "Estamos no meio do caminho, um novo normal, porque o normal só vai acontecer quando tivermos a vacina", afirmou.
Segundo ele, a fase azul ainda esta distante para muitos municípios no Estado. Por isso, a orientação é manter o uso de máscaras, álcool em gel e lavar as mãos. "Precisamos fazer a abertura de forma lenta, gradual, progressiva, mas segura para a população".
Ele pediu a colaboração da população nas ações de controle da doença. "Pessoas são responsáveis também. Há aglomeração nas ruas em áreas boêmias, como Vila Madalena, na cidade de São Paulo", afirmou.
O secretário disse que os estabelecimentos visitados respeitaram as regras de capacidade de 40% de acesso, de distanciamento e medidas sanitárias foram sendo cumpridas, mas ruas ficaram cheias de pessoas e a fiscalização teve problemas para realizar a dispersão", relatou. (E.C.)