Como era de se esperar - e que foi antecipado com muita propriedade e embasamento jornalístico pelo Grupo Mogi News nos últimos dias -, as cidades do Alto Tietê passaram para a fase laranja do Plano São Paulo, projeto que define o processo de flexibilização da quarentena imposta pelo avanço do coronavírus.
A informação divulgada ontem pelo governador do Estado, João Doria (PSDB), durante a coletiva diária para atualizar os dados sobre a pandemia de Covid-19, foi muito bem recebida pelas frentes econômicas e políticas na região, que tinham a expectativa de iniciar a reabertura gradativa de lojas e setores não essenciais a partir desta segunda-feira.
De acordo com a avaliação do Estado para justificar a transição do Alto Tietê nas fases do plano, o principal motivo para endossar a mudança é a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em torno de 75% atualmente, que dá a segurança necessária para garantir atendimento aos casos mais graves da doença que podem surgir. Apesar do número de óbitos diários ter batido o recorde na terça-feira, com 21 ocorrências nas dez cidades da região, o pico dos casos, segundo a interpretação dos especialistas, parece estar estabilizando e deve, em breve, entrar em declínio.
Depois de mais de 80 dias do início do isolamento social, a retomada vai acontecer progressivamente, mas ainda depende do comportamento das pessoas no cumprimento das regras de distanciamento e de proteção higiênica. Não é hora de relaxar e achar que tudo voltou ao normal. Longe disso. Ainda teremos de amargar um bom período de restrições e adaptações a uma nova realidade. Depois que a poeira abaixar é que poderemos fazer um balanço mais preciso, avaliar a real situação, calcular os prejuízos, juntar os pedaços e recomeçar.
O importante é que a flexibilização autorizada a partir de segunda-feira renova os ânimos e nos dá a sensação de que o pior já pode ter passado. Daqui para a frente, a continuidade do processo de abertura vai ficar atrelada ao nível de consciência das pessoas. Que cada um faça a sua parte.