O Brasil superou ontem a marca de 1 milhão de infectados com o novo coronavírus. Passados 114 dias desde o primeiro caso, praticamente toda a população brasileira está em risco de exposição ao vírus. Somente o Estado de São Paulo soma mais de 200 mil casos. A Covid-19 já chegou a 85% dos municípios do país (4.742), que respondem por 98% de toda a população, de acordo com levantamento do projeto de transparência de dados Brasil.Io.
Desde 26 de fevereiro, o país já somou 1.038.568 contaminações (55.209 nas últimas 24 horas) e 49.090 mortes (1.221 relatadas ontem), conforme o levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às Secretarias Estaduais de Saúde. O ministério também relatou ontem 1 milhão de infectados.
O número, porém, é inferior ao real, por subnotificação. Estudo epidemiológico conduzido pela Universidade Federal de Pelotas, com modelo parecido com o de uma pesquisa eleitoral, observou a ocorrência de seis pessoas infectadas para cada uma oficialmente identificada. O dado é válido para as 133 cidades onde foi feita a pesquisa, pondera o epidemiologista Pedro Hallal, coordenador do estudo, e não deve ser extrapolado para o país. "Mas certamente já estamos na casa dos milhões. Podem ser 5, 6, 9", disse.
A epidemia vem há algumas semanas se interiorizando e já se propaga mais rápido nessas regiões que nas capitais. Outro levantamento, feito a pedido da reportagem pelo grupo MonitoraCovid-19, da Fiocruz, mostra que em Estados como São Paulo, Pernambuco e Amazonas, cujas capitais explodiram de casos logo no começo da pandemia, o interior agora já registra mais novos casos por dia que as cidades de São Paulo, Recife e Manaus.
Até quarta-feira, de acordo com o monitoramento, 70,51% dos municípios com até 10 mil habitantes já tinham casos de Covid-19 Entre aqueles com 10 mil a 20 mil habitantes, eram 91%, e praticamente todas as cidades maiores que isso já tinham registro da doença.