O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou o funcionamento presencial de escritórios e concessionárias de veículos na cidade a partir de hoje. Segundo Covas, os dois setores assinaram ontem com a Prefeitura o protocolo com as diretrizes sobre o funcionamento parcial dos estabelecimentos.
Pelo protocolo, o funcionamento presencial será pelo período de quatro horas diárias - com início e final não coincidente com o horário de pico da cidade -, espaçamento de 1,5 metro entre os funcionários, estímulo ao teletrabalho, principalmente para mães com filhos pequenos, e o compromisso de que as empresas evitem que grupos de risco trabalhem presencialmente.
São também obrigatórios o uso de máscaras pelos funcionários e clientes, a medição de temperatura e a testagem de Covid-19 em funcionários que apresentarem sintomas. Será necessário ainda que a empresa disponha de álcool em gel 70%, água, sabão e toalhas descartáveis.
O protocolo determina ainda que os locais que atendem ao público funcionem com apenas 20% de sua lotação máxima e reforcem a higienização dos sistemas de ar condicionado.
Covas informou que, com a abertura dos dois setores, o transporte coletivo, que hoje atua com frota reduzida (2,4 mil ônibus), será reforçado.
"As empresas concessionárias vão deixar à disposição mais 2 mil ônibus que entrarão em circulação de acordo com a demanda dada pela Sptrans para que não haja superlotação", disse o prefeito.