O coronavírus vai entrar para a história da humanidade como um dos episódios mais devastadores e transformadores do século XXI. A pandemia provocada pela doença, a Covid-19, modificou, desde já, a forma de entender o mundo sob todos os aspectos, do principal deles, o da Saúde, passando pela economia, Educação, ciência e todos os outros, sem exceção. Mais do que um divisor de períodos, a partir do ano de 2020, a necessidade de planejar o futuro ganha novas dimensões, pois não será mais possível abrir mão de uma estrutura adequada nos hospitais, por exemplo, para atender uma demanda imprevista de casos de uma nova doença.
No mundo inteiro, são desenvolvidas pesquisas científicas para a criação de uma vacina para combater o coronavírus, mas que não encerra, assim que descoberta, a discussão de seu interesse para a Saúde. O medicamento, como defende a Organização Mundial da Saúde (OMS), envolve questões humanitárias e deve estar acima de ambições econômicas particulares sobre a patente e a sua eventual produção. O novo conceito para esse tipo de produto deve ser universal e apolítico, como requerem as relações internacionais contemporâneas.
A área da Educação também terá nuances particulares. Há de surgir, na esteira da pandemia, um tipo de profissional de formação holítica, capaz de compreender, analisar e interferir em um quadro como o atual, sem antecedentes históricos. Considerando a amplitude que os impactos do coronavírus deixaram em diversos setores de conhecimento, com reflexos diretos na política, Psicologia, Sociologia, Saúde e economia, dentre outros, os estudos deverão abarcar um conhecimento com referencial acima das visões individualizadas.
Como se tem verificado nos últimos meses, a própria estrutura administrativa das cidades, incluindo os poderes Executivo e Legislativo, passará por um processo de reciclagem de ações e protocolos. Os fatos têm mostrado a todos o quanto a humanidade estava despreparada para enfrentar uma situação como esta da Covid-19 e que ainda está muito distante de panorama estável.