Corredores e ciclistas de toda a Espanha saíram ontem de suas casas, com adultos autorizados a se exercitar pela primeira vez em sete semanas, quando o governo começou a diminuir as restrições por conta do coronavírus.
A Espanha registrou neste sábado 276 novas mortes por Covid-19, com isso, o número de óbitos subiu para 25.100 nas últimas 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde do país. Embora tenha aumentado a quantidade total, são cinco mortes a menos do número apresentado no boletim anterior.
Com 1.366 novos casos nas últimas 24 horas, subiu para 216.582 o número de infectados na Espanha. O registro é maior que o divulgado no último boletim com 1.175 novos infectados. Além disso, mais 2.570 pessoas estão curadas, o que eleva o total para 117.248.
Depois de 49 dias de bloqueio, corredores e ciclistas se aglomeravam perto da praia, enquanto surfistas e praticantes de paddle surfavam nas ondas em Barcelona. Muitos não usam máscaras.
Mar Visser, 45 anos, que perdeu o emprego como organizadora de eventos, estava correndo ao longo do caminho em Castelldefels, uma cidade perto de Barcelona. "Eu anseio por isso. É melhor do que correr em minha casa ou fazer ioga ou Pilates por dentro", disse ela.
Em Madri, ciclistas e skatistas percorriam as amplas avenidas da cidade, escondendo-se sob fita policial montada para impedir que as pessoas se reunissem em áreas comuns.
Charlotte Fraser-Prynne, 41 anos, consultora de assuntos do governo britânico, foi uma das primeiras a saborear a nova liberdade de se exercitar - para uma corrida às 6 da manhã, perto do Parque Retiro da cidade. Enquanto o parque permaneceu fechado, centenas de pessoas estavam correndo na calçada ao redor dele.
"Estou ansiosa por isso há semanas. Estava brincando com meus amigos que seria a primeira a sair em Madri. Estou muito feliz por sair depois de seis semanas de vídeos de ioga", disse ela.