Covid-19 na Câmara
O presidente da Câmara Municipal, vereador Sadao Sakai (PL), afirmou que um motorista da Casa de Leis testou positivo para o novo coronavírus. A informação veio como reforço ao pedido, caso seja possível, para que os parlamentares participem dos trabalhos Legislativos de suas residências - especialmente os de idade mais avançada- ou, como segunda opção, de seus gabinetes.
Gabinetes
Para tentar esvaziar ainda mais a Casa de Leis - já que as sessões estão ocorrendo sem presença de público - o presidente Sakai solicitou verbalmente - e não oficialmente, por decreto, como poderia ter sido feito - para que os vereadores permitissem a entrada de apenas um assessor em seus gabinetes. Sakai disse que essa era uma medida que se faz necessária em tempos de pandemia e que conta com a compreensão dos parlamentares. A medida visa minimizar as chances de proliferação do coronavírus.
Comissão Saúde
Enquanto o vereador Chico Bezerra (PSB) continua afastado dos trabalhos do Legislativo, se recuperando de problemas de saúde, o parlamentar Otto Rezende (PSD) assumirá interinamente a presidência da Comissão de Saúde da Casa. O curioso é que o parlamentar Rezende, que já havia se manifestado favoravelmente à mudança, não estava no plenário da Câmara quando foi determinado pelo presidente Sakai.
Online
Ao mesmo tempo que os vereadores consideram como fundamental um sistema de participação online durante as sessões ordinárias da Câmara Municipal, um pequeno grupo reclama de alguns problemas técnicos que ocorrem com o sistema eletrônico. Para pedir a palavra, os vereadores precisam acionar um botão, que vem gerado leves discussões entre os parlamentares, uma vez que, em algumas ocasiões, o sistema não é visualizado pela mesa diretiva da Casa. O presidente Sadao Sakai pediu paciência aos colegas vereadores e explicou que este é um dispositivo novo, o qual ele e toda mesa diretiva, precisam se adaptar.