Hoje é comemorado uma data de importância ímpar, que representa muito para os brasileiros. Em meio à pandemia e o crescente número de casos e de óbitos pelo novo coronavírus, esta será a segunda oportunidade desde o início das medidas restritivas que certamente as famílias estariam em reunião, mas não devem faze-lo por conta do cenário atual.
Assim como aconteceu na Páscoa, quando as famílias não puderam se encontrar e celebrar a data, o Dia das Mães tende a ser comemorado da mesma forma, ao menos pelos mais conscientes. Já não seria semelhante aos outros anos de qualquer forma, mesmo com a possibilidade de reunião familiar, uma vez que as compras de presentes foram dificultadas. Muitas pessoas ainda não dominam - nem confiam - nas ferramentas e plataformas que foram criadas para impulsionar as vendas na segunda data mais importante do ano, perdendo apenas para o Natal. Fato é que algumas mães terão que esperar um pouco mais para ter seus presentes ou receberão itens mais simples.
Além da falta de acesso aos presentes, a situação econômica do país também precisa ser lembrada como fator modificador. O almoço será mais simples, mas com o mesmo sentimento de união. Para algumas famílias, a situação é ainda mais delicada e foi mais impactada pelo momento impar que a região vive. Diversas mães (ou filhos) profissionais da área de Saúde terão de se adaptar aos plantões ou cargas de trabalhos desgastantes as quais estão sendo expostas para se reunir. O sentimento de alegria e confraternização não será o mesmo em meio a tantas mortes, mas, certamente, haverá um espírito de paixão e de solidariedade ainda maior.
De qualquer forma, a data será celebrada dias após a prorrogação da quarentena no Estado de São Paulo e, consequentemente, nos municípios do Alto Tietê. Esperava-se que a partir de amanhã começasse a flexibilização das medidas restritivas, com a liberação de diversos comércios, o que não ocorrerá. Que no meio disso tudo, as famílias ainda possam celebrar o Dia das Mães com harmonia e fraternidade, mesmo que à distância.