(sem) Adesão popular
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse ontem, em coletiva, que nenhuma flexibilização da quarentena será aplicada no Estado se a taxa de isolamento social permanecer abaixo de 50%. Segundo os dados levantados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi), o Alto Tietê apresentou um número acima do estadual - 51,3%. Mesmo assim, muito abaixo dos 70% esperado pelo plano de governo.
Dados
Itaquaquecetuba foi o único desta vez a aparecer no ranking das cidades que mais estão respeitando o isolamento social, ficando em 19º, com taxa de 54%. Já Mogi das Cruzes, Suzano e Arujá ficaram com 52% no último levantamento. Poá, que estava apresentando os melhores índices da região, caiu para 48%. Ferraz de Vasconcelos continua na média de 50%.
Acolhimento
A segunda unidade de acolhimento provisório para pessoas em situação de rua, instalada em Cezar de Souza, na avenida João XXIII, 3.050, no prédio ocupado pela antiga Escola do Sesi, já conta com 23 pessoas abrigadas, encaminhadas pelas equipes de abordagem e pelo Centro Pop. A estrutura foi distribuída e preparada para atendimento de homens e mulheres. A nova unidade segue o mesmo sistema adotado na Escola Estadual Doutor Deodato Wertheimer, na Vila Industrial.
Serviço do momento
A utilidade do Polo Digital de Mogi das Cruzes, administrado pela Prefeitura, nunca foi tão grande. O centro, que conta com várias startups encubadas, vem desenvolvendo diversos aplicativos para auxiliar as pessoas durante a pandemia do coronavírus. O último deles é o Vetrina App, site de vendas pelo whatsapp que pode ser utilizado gratuitamente pelos comerciantes da cidade e busca estimular as vendas do comércio da cidade nas semanas que antecedem o Dia das Mães.
Casos de Covid-19
Em uma semana, Mogi das Cruzes contabilizou uma morte por dia causada pela Covid-19. Só na segunda-feira passada houve a confirmação, acumulada pelo final de semana, de três óbitos. Ontem, uma mulher de 53 morreu, vítima da doença.