Estratégias
Quem trabalha com política, especialmente em partidos que se mobilizam para lançar candidatos próprios nas eleições de outubro, começa o ano já pensando em toda a estrutura que uma campanha pede. Reuniões e mais reuniões definem estratégias, planejamentos, gastos, agendas, calendários, imagem dos eventuais postulantes aos cargos e isso só para começar. 2020, sem dúvidas, promete...
Essencial
Mas há algo fundamental - e que nem sempre é observado nas cidades da região, embora já seja um assunto tratado com muita atenção, até como prioridade, nos grandes partidos e nos grandes certos urbanos - é a questão do "timing". Explica-se: existe a hora certa para cada coisa e qualquer descuido nesse sentido pode colocar todo o restante do trabalho a perder. Literalmente.
Anúncios
Por exemplo, há o momento correto de pré-candidaturas serem anunciadas. Não adianta ser nem muito adiantado, até porque corre-se o risco de fazer certo barulho e depois cair no esquecimento, nem muito atrasado, ao ponto de outros nomes já terem conquistado votos do eleitorado. Outra coisa: é preciso saber a hora certa de o pré-candidato tomar partido sobre determinados assuntos, especialmente os mais polêmicos.
Desculpas
No quesito "timing", muita gente erra a mão. Já vimos alguns exemplos na região. E nem adianta aquela justificativa formal de que tem que esperar as convenções dos partidos. Disso todo mundo sabe - aliás, há o tempo certo inclusive para campanhas. Verdade é que se colocar no "jogo" não faz mal a ninguém, mesmo porque, já dizia o velho ditado, "quem não é visto não é lembrado".
Normalidade
O mau tempo do final de semana assustou alguns moradores e motoristas da região. No entanto, ainda com as pancadas de chuva, já previstas pela meteorologia, as equipes de Defesa Civil dos municípios não registraram ocorrências mais graves, segundo as prefeituras.