Saem ou não?
No contexto pré-eleitoral deste início de 2020, percebe-se na região um certo silêncio de alguns políticos que, pelo menos se imagina, deverão se lançar na disputa. Há quem aposte que se trata de estratégia - naquela ideia de chegar por último, o que a coluna já mostrou que pode ser arriscado. Mas também há quem comece a desconfiar que algumas pretensas pré-candidaturas podem ter subido no telhado.
Reforma
Chega da Prefeitura de Poá a informação da reforma total da passagem subterrânea Antônio Mandarano, no centro. Os serviços começarão hoje e, por conta disso, já foi determinado o fechamento do acesso. Os pedestres que quiserem passar de um lado a outro deverão utilizar a passarela da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A obra durará de 120 dias e será uma parceria com a MRV, sem custos ao município.
Problemas
A passagem subterrânea é sempre um dos pontos mais prejudicados em Poá em tempos de chuva, como atualmente. Costuma ficar parcialmente submersa, ao ponto de, por vezes, as águas cobrirem a parte do túnel em si, o que impede a circulação de pedestres. Nessas situações, os poaenses já estão acostumados a se valer da passarela da CPTM.
Experiência
Uma equipe de reportagem do Dat, formada pelo repórter Vitor Gianluca, pela fotógrafa Amanda Miwa e pelo motorista Mario Augusto, teve uma interessante experiência durante a cobertura dos estragos com as chuvas. Em uma das paradas, conheceu uma mulher que perdeu quase tudo no temporal e que precisa de ajuda para recomeçar. Longe dali, a entrevistada foi outra mulher, que também teve prejuízos e que desenvolve ações sociais. Juntando as histórias, as partes foram linkadas e, ao final, uma fará doações à outra.
Solidariedade
Isso ensina que mesmo quem não está em um bom momento pode estender as mãos ao outro. E mostra que solidariedade não tem hora. Ou melhor, tem hora sim. É quando menos se espera!