Criado em abril de 2010, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) beira a primeira década de atuação na plenitude de sua forma. Ontem, ao assumir o comando da entidade para esta temporada, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), fez um discurso otimista sobre os resultados já alcançados pelo grupo nestes dez anos e traçou alguns planos para o seu mandato. O principal deles, de caráter estratégico, é fortalecer a participação do Condemat no Estado, principalmente com base na boa relação que possui com o governador paulista João Doria, do mesmo partido.
Além das dez cidades que compõem o Alto Tietê, o Condemat ainda representa Guarulhos e Santa Branca, o que corresponde a uma população total de mais de 3 milhões de pessoas, segundo o levantamento mais recente (julho de 2019) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse significativo universo equivale a 6,6% dos habitantes do Estado e congrega o maior contingente da Região Metropolitana de São Paulo.
Entre as conquistas, destaque para as ações ambientais, como o levantamento para a compensação financeira aos municípios produtores de água, apresentado na 19ª
Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, realizada em dezembro passado. Na área da Saúde, há a iniciativa da aquisição coletiva por preços mais acessíveis de medicamentos a serem distribuídos nos postos das cidades, facilitando a vida principalmente da população dos municípios menores.
O Produto Interno Bruto (PIB) somado das cidades representadas ultrapassa a casa dos R$ 100 bilhões. Esse volume, dividido principalmente entre os setores de serviços (72%) e indústria (26%), supera o de alguns Estados brasileiros, como Alagoas, Paraíba e Mato Grosso do Sul. Os números favoráveis também levam ao crescimento dos desafios do consórcio. Em ano de eleições municipais, o órgão deve ter sua visibilidade ampliada e certamente terá papel decisivo nas campanhas. Há farta munição - o uso dela, porém, depende das estratégias do Condemat e de seus dirigentes.