Às vésperas de um novo ano letivo, não só alunos e educadores se preparam para retornar às atividades. Outro grupo, que tem mostrado a sua importância no cenário escolar e que também está se organizando para as tarefas, é o Conselho Tutelar. Formado por representantes da sociedade civil, os conselheiros são escolhidos por processo eleitoral, e, ao serem eleitos, assumem a missão de promover a integração entre alunos, família e comunidade estudantil. Seu trabalho consiste em zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças, ajudando a amenizar os conflitos nos diferentes ambientes em que esta geração está envolvida.
Com mandato de quatro anos, os novos conselheiros de todo o Brasil foram empossados no início do ano. O período eleitoral foi marcado por turbulências devido à polarização dos candidatos. Houve problemas com urnas e, inclusive, denúncias de irregularidades, como compra de votos. Tais situações levaram a cancelamentos em alguns municípios. Houve situações, inclusive, em cidades do Alto Tietê. Após os contratempos, todos já estão a postos para exercer as suas responsabilidades, e, para os que estão estreando no cargo, é importante reconhecer que a função vai além de questões ideológicas. O conselheiro lida com uma geração que carece de proteção.
Para conhecer melhor o cargo, os desafios e responsabilidades, a Prefeitura de Mogi das Cruzes sedia hoje o seminário "O Papel do Conselho Tutelar no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente". O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, é direcionado a conselheiros, mas também podem participar profissionais de Assistência Social, entidades sociais que atuam na área e outros interessados pela temática. As inscrições podem ser feitas diretamente no evento.
Esta é uma boa oportunidade para ampliar o conhecimento, preparo para a função e fortalecimento do cargo. Uma iniciativa importante para enaltecer que o conselheiro tutelar tem uma árdua missão, e, para cumpri-la, é preciso se comprometer com uma geração que carece, em primeiro lugar, de atenção. Vale conhecer!