Briga longa
A coluna mostrou, dia desses, o destaque do Agora São Paulo ao polêmico projeto de implantação de um pedágio na rodovia Mogi-Dutra (SP-88). Hoje, vale abrir espaço a outras abordagens da reportagem, até pelas informações curiosas e que podem interessar a Mogi das Cruzes. Uma delas é que a cidade de Monte Mor, no interior, é "dividida" por uma praça de cobrança há dez anos e até hoje briga para tentar mudar o local.
Inapropriado
Como qualquer semelhança não é mera coincidência, em Mogi muito se questiona não só o pedágio, mas também o local. Explica-se: o entendimento é que o ponto pretendido (quilômetro 44) e a própria Mogi-Dutra não são adequados para a cobrança, ainda mais de uma concessão que vai além dos horizontes da região. Ao Agora e por vezes ao Mogi News, o prefeito Marcus Melo (PSDB) é um dos que deixa clara a posição contrária à escolha.
Esperança
Espera-se que a peleja para impedir a cobrança na Mogi-Dutra não se arraste por tanto tempo como em Monte Mor. Muitos mogianos, arujaenses e moradores da região têm expectativa de que, diante da forte pressão contra, o Estado desista de trazer o pedágio para essas bandas.
Alternativa
Outra situação curiosa e mostrada pelo Agora é a de São Carlos, também no interior, onde se questiona a implantação de cabines de cobrança em uma rodovia. Lá, a prefeitura diz lamentar a chegada dos equipamentos. E veja só: quer recuperar uma estrada municipal para servir de alternativa aos motoristas.
Na hora
Vem em boa hora o anúncio milionário de liberação de recursos do Estado para o desassoreamento de rios e córregos. A situação estava chegando ao nível preocupante, especialmente em época de chuvas. Apesar de o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) ter recebido promessas de serviços no começo de 2019, a demanda vinha "se arrastando". Ontem, em nova e pontual investida do consórcio, Mogi e região foram contemplados.