Segurança
A CPTM e a Polícia Militar celebraram um convênio para reforçar a segurança nas linhas da companhia, garantindo aos passageiros uma viagem mais tranquila. No total, serão 445 vagas da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem).
Ronda
A partir de 2020, os policiais farão ronda em todas as estações e poderão ser acionados para atuar em ocorrências nas plataformas e dentro do trem em casos que envolvam, por exemplo, crimes de furtos, roubos, assédio sexual e venda de bilhete ilegal. Também poderão combater todos os demais crimes previstos em leis estaduais e no Código Penal.
Ambulantes
A fiscalização do comércio irregular continua sendo tarefa da equipe de segurança da CPTM que, ao flagrar a prática, apreende a mercadoria e retira o ambulante do sistema. A companhia de trens poderá, ainda, solicitar a presença da PM em caso de confronto para garantir a segurança dos envolvidos e dos passageiros.
Mais cedo
A prostituição na rua Felício de Camargo, no centro de Suzano, tem chamado a atenção da população. Antes a atividade era vista após anoitecer, mas de um tempos para cá, as mulheres e travestis já se posicionam nas esquinas e calçadas por volta das 11h30 da manhã.
Constrangimento
A situação se torna até constrangedora algumas vezes, já que o movimento de pedestres é grande pela via que está localizada bem no centro da cidade e a circulação das pessoas acaba acontecendo em meio a negociação entre as profissionais e os clientes que param seus carros para ter mais informações.