Maravilhosa foi a ideia de quem inventou o calendário. Trezentos e sessenta e cinco dias para completar um ano.
Afirmações tais como "não vejo a hora deste ano acabar" são comuns entre aqueles que, por alguma circunstância da vida, passaram por enormes dificuldades. Outras como "espero que o ano que vem seja melhor do que este ano" são, também, comuns entre aqueles que comemoram as conquista obtidas.
Para todos, o passar do ano representa um sopro de esperança de que tudo será diferente e que tudo irá melhorar. É a oportunidade de reabastecermos as nossas energias e, dessa forma, impulsionarmos os nossos sonhos. É o momento de confraternizar com amigos e familiares, reforçando os laços que fundamentam uma sociedade sadia, fraterna e harmônica, mantendo seu núcleo central sempre forte e inabalável.
Lamentavelmente, para alguns, com quem comemoramos e discutimos planos e objetivos futuros, o ano apenas se encerra, pois as desejadas renovações são interrompidas por graves infortúnios, muito comuns em períodos festivos. Fatalidades que, além de ceifar futuros, destroem famílias e deixam marcas indeléveis em suas vidas.
Muito embora a incongruência, infelizmente há, nessa época, registros de mortes, causadas por Acidente de trânsito, afogamento ou brigas. Todas tendo, como origem, a imprudência e a intolerância, potencializadas pelo abuso na ingestão de bebida alcoólica.
O Natal e Ano Novo são períodos em que as emoções ficam a flor da pele. Datas em que as pessoas se tornam mais solidárias. É o período em que comemoramos, também, o nascimento daquele que deu sua vida para a salvação da humanidade. Momento, portanto, em que devemos refletir sobre nossos pensamentos e ações. E isso só faremos lúcidos e no controle de nossas condutas.
Desejo a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, com muita saúde, alegria, prosperidade e segurança.