O ano não começou fácil para a Educação na região. Em março, Suzano e, consequentemente, o Alto Tietê, ganharam notoriedade em todo Brasil com tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil. Uma dupla de ex-alunos entrou na instituição, atirou contra os alunos, assassinando cinco estudantes e duas funcionárias. Em seguida, um dos atiradores matou o comparsa e, posteriormente, se suicidou.
Meses depois, uma novidade anunciada no final da semana passada pelo governo do Estado nos dá a sensação de que 2020 pode ser finalizado com pelo menos um pouco de esperança após tanta violência e tristeza. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, sete novas escolas estaduais da região vão aderir ao Programa de Ensino Integral (PEI) em 2020.
As cidades beneficiadas serão Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. Vale destacar que o PEI, além de garantir ao aluno mais tempo na escola - uma carga horária de até nove horas e meia por dia - também é oferecida ao estudante uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se auto-organizem de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates, etc.
Em tempos de muita violência e pouco trabalho, a melhor saída para um jovem, especialmente de periferia, é a educação, a formação profissional e pessoal. Tirá-lo do ócio e das ruas é um passo importantíssimo e necessário para que ele concentre sua energia no que realmente vela a pena: seu aprendizado e sua qualificação.
Que bom seria se todas as escolas das redes municipal e estadual oferecessem ensino integral. Sem dúvida alguma teríamos crianças e adolescentes melhor alimentados, cuidados, longe da violência, mais preparados para a vida e para o mercado de trabalho, com a possibilidade de praticar esportes e muito mais chances de vencer na vida.
Que novas escolas apresentem interesse em adotar o ensino integral e que o governo do Estado passe a investir, de fato, nesse modelo de educação tão necessário.