De acordo com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, a Educação terá dois novos caminhos para se faça denúncias tanto por parte de professores como dos pais. Quem estiver descontente ou não concordar com a postura do outro, poderá recorrer às autoridades para que a situação seja avaliada e, caso necessário, corrigida.
A proposta parece boa, mas será preciso cuidado, cautelas nas apurações e profissionais especializados para evitar erros e possíveis constrangimento das duas partes envolvidas.
Há alguns dias, Damares afirmou, em Belo Horizonte, que o governo federal vai criar um canal para que pais de alunos possam reclamar de professores que, durante as aulas, atentem "contra a moral, a religião e a ética da família". Segundo ela, o que o governo quer "é somente o cumprimento da lei, já que o Brasil é signatário do Pacto de São José da Costa Rica e lá está dizendo que a escola não pode ensinar nada que atente contra a moral, a religião e a ética da família".
Ontem, a ministra anunciou a criação de um segundo canal, dessa vez o Disque 100 para que também os professores façam denúncias contra pais que não acompanham a vida escolar de seus filhos. Em caso de necessidade, a pasta acionará o Conselho Tutelar da região em que for registrado o descaso.
Não resta dúvida que os professores devem ter muito a dizer sobre seus alunos e sobre o descaso de alguns pais, que é nítido e relatado por muitos docentes. São eles, muitas vezes, os primeiros a perceber quando uma criança ou um adolescente está enfrentando algum problemas não apenas na sala de aula, mas em casa, como agressão, abuso e uso de drogas. A atenção do professor muitas vezes é bem maior que a dos pais.
A Educação precisa de melhorias, precisa de uma reforma completa, de investimento efetivo e de ações que possam melhorar a qualidade do trabalho dos professores e de ensino dos alunos. Que os novos canais, se realmente criados pelo governo e devidamente organizados, ajudem a construir um novo modelo de trabalho nas escolas, mais participativo e eficiente.