O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério da Economia, divulgou novo levantamento apontado que, ao menos as cidades mais populosas do Alto Tietê, o G5, que envolvem Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, a quantidade de vagas criada supera as de oportunidade fechada. Somados, os municípios geraram 4.472 postos de trabalho. É importante ressaltar que estão sendo computados apenas as vagas formais.
Há um questionamento a ser feito: por que o Caged, quando libera os dados regional, há sempre motivos para comemorar, porém, o mesmo não é visto quando a Indústria, um dos maiores setores e que mais empregam na região, vem, sistematicamente, apresentando dados ruins, com fechamentos de vagas?
O velho ditado já dizia que "algo de errado, não está certo" e alguma coisa nas avaliações parece não bater. Também nesta semana foi divulgado que a atividade industrial cresceu em outubro, em todo o país, com um índice de 70% do total da capacidade das empresas, em todo o Brasil, sendo utilizadas. Os dados são da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que ainda aponta que não está sendo observada apenas a recuperação do setor, mas também a aceleração dessa recuperação, mas isso ainda não se refletiu no aumento de ofertas de empregos, que projetou apenas 0,5 pontos percentuais de elevação na criação de postos de trabalho, passando de 50,2 para 50,7.
O ano está chegando ao final. Certamente, o Comércio deverá ser um dos maiores responsáveis por aumentar o número de pessoas empregadas, em razão das festas de final de ano, mas a Indústria ainda é um excelente termômetro para medir a evolução das vagas de trabalho. Passado o período de Natal e Ano Novo, será importante avaliar como estão se comportando esses segmentos. Caso o setor de manufatura continue demitindo e os demais contratando, isso poderá levar ao voo da galinha, que não dura muito, já que há uma cadeia de consumo em volta disso tudo e, se uma parte importante parar de consumir, no casos os industriários, o efeito começará a ser sentido nos demais setores.