Com a proximidade da Black Friday, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 29, é comum que se retome as discussões sobre as reais vantagens de se comprar nessa data.
Muitos comércios, inclusive, já estão na chamada Black Weekend, com ofertas especiais desde o último final de semana.
Todos sabemos que muitas lojas aumentam seus preços alguns dias antes para depois aplicar descontos que na verdade não existem, fazendo valer a expressão "metade do dobro".
Mais uma vez as unidades do Procon da região orientam aqueles que pretendem aproveitar as ofertas para que fiquem atentos às fraudes. Uma das recomendações é fazer uma lista dos produtos ou serviços que precise ou deseja e estipular um limite de gasto. A pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços também deve ser feita antes para verificar se os produtos realmente estão em promoção ou não.
É preciso se atentar às recomendações, que podem não ser levadas a sério por algumas pessoas, mas que devem ser seguidas a risca. É inaceitável que alguns comércios ainda adotem práticas abusivas a fim de lucrar, ainda mais, com a boa fé dos consumidores que, invariavelmente, vão aproveitar a Blacky Friday de qualquer forma para gastar.
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) espera um amento de 4% nas vendas nesta sexta-feira, já que muitas pessoas devem antecipar as compras de Natal em função dos descontos, ou seja, a expectativa é que o comércio, virtual ou físico, realmente lucre, que a economia se movimente, por isso o que se espera é o fim das fraudes e o oferecimento de ofertas reais, realmente vantajosas.
Ao longo desta semana, cabe ao consumidor pesquisar, verificar os preços, os detalhes dos produtos e serviços que serão vendidos, os valores dos fretes e ao prazo de entrega para não dar margem a qualquer irregularidade ou trapaça. E, caso identifique alguma ação suspeita por parte do vendedor, faça a denúncia para os órgão responsáveis, como o Procon. Só assim, apertando realmente o cerco, será possível promover uma data verdadeiramente vantajosa para os consumidores brasileiros.