Dois homens executados a tiros dentro de um Fiat Siena parado em um posto de combustíveis, às margens da rodovia Ayrton Senna (SP-70), em Itaquá, e que, num primeiro momento - conforme consta no boletim de ocorrência - seriam suspeitos de participar de um assalto a dois guardas civis municipais, são, de fato, inocentes. Além da dupla, um terceiro ocupante do carro, que chegou a ser agredido no local e acabou preso, também não tinha nada a ver com o assalto e foi colocado em liberdade, anteontem. Ao que tudo indica, trata-se de uma ação cometida por agentes de seguranças despreparados.
A primeira versão, detalhada à Polícia Rodoviária pelos GMCs de Itapecerica da Serra, informava que os ocupantes do Siena faziam parte do grupo criminoso. No entanto, as imagens de monitoramento do posto aparentemente não sustentam esta versão. Os bandidos chegam ao local a pé. Assim que a dupla se aproxima para render as vítimas, aí sim, o Siena aparece na imagem ao lado de uma bomba de combustíveis, a poucos metros da ação. Ninguém desembarca do carro.
A imagem ainda mostra os guardas abrindo fogo, inclusive, na direção do Siena que, aparentemente, teria chegado ao local também para abastecer. Cada GCM, segundo a polícia, atirou 16 vezes. Dois ocupantes são atingidos; um morreu na hora e o outro no Hospital Santa Marcelina. O terceiro ocupante saiu com as mãos levantadas e foi agredido pelo GCM.
O homem, tido como suspeito até anteontem, alegou que nada tinha a ver com o ocorrido. Disse que estava com os amigos, retornando de Aparecida onde trabalharam como ambulantes. No entanto, erroneamente, foi reconhecido por testemunha como sendo o anunciador do assalto. Esta mesma pessoa, em um novo depoimento, retirou a queixa e o homem deixou a cadeia.
Os guardas estão afastados e o caso continua sendo investigado. Há de se ter muita cautela e bom senso para apurar mais uma ocorrência que, ao que tudo indica, tem vestígios de uma grande lambança. O mais intrigante nesta história toda é: por qual motivo os guardas atiraram contra os ocupantes do Siena?