O presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Rodrigo Ashiuchi (PL), vai deixar o comando em 31 de dezembro, cedendo o lugar, provavelmente, para o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), que deve ser eleito na primeira quinzena de dezembro.
Ashiuchi, que também é prefeito de Suzano, poderá se dedicar a gerir a cidade neste último ano de mandato que resta, mas deixará um legado interessante que o tucano poderá utilizar como base para o próximo ano.
Durante o tempo em que Ashiuchi ficou no cargo - ele esteve à frente do consórcio por dois mandatos, sendo que o primeiro teve início em janeiro de 2018 - foram promovidas parcerias com cidades do exterior, visitas à China para estreitar laços e criadas unidades para que pessoas com problemas mentais possam ser tratadas na região.
A partir dessas ações, que não são conseguidas apenas pelo presidente, mas, sim, por todos os membros, Melo terá grandes chances de concretizar essas parcerias de uma maneira que comecem a dar frutos e, com isso, possam trazer desenvolvimento.
A grande jogada para a criação do Condemat é saber que algumas cidades, sozinhas, não teriam força para brigar por certas pautas, como a melhoria da Saúde, por exemplo. Por outro lado, há municípios como Mogi, Suzano e Guarulhos - que sozinho tem mais de 1,32 milhão de habitantes - que acabam puxando os olhares para todo o grupo e a atuação do consórcio se torna significativa e, a essa altura do campeonato, com o país enfrentando recessão econômica, essencial.
Ainda existe muito a ser melhorado, o Alto Tietê "briga" com regiões como o Grande ABC e zona oeste da Grande São Paulo, que tem cidades como Barueri e Osasco, para se firmar cada vez mais. Há grandes chances para isso. Ao seu lado está o Aeroporto de Guarulhos, um dos mais movimentados do mundo, a ligação com o litoral pelas rodovias Mogi-Bertioga (SP-98) e Índio Tibiriçá (SP-31), além da proximidade com os demais Estados do Sudeste. Estrutura temos, falta agora transformar tudo isso em riqueza e desenvolvimento regional.