A divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ferramenta do Ministério da Educação que avalia os cursos de graduação no Brasil, sempre gera uma certa tensão nas instituições de Ensino Superior. Como a nota atribuída aos programas, em uma escala de 0 a 5, é obtida pela somatória de fatores que envolvem estrutura acadêmica, titulação do corpo docente e - o mais delicado - a performance dos alunos, o resultado é sempre uma incógnita. A participação dos estudantes está aliada ao estado de espírito deles em relação aos cursos. Normalmente, os graduandos se opõem aos instrumentos de avaliação e pouco se esforçam durante a prova, o que influencia diretamente na nota.
Desta forma, os conceitos obtidos pelas instituições da região, conforme lista publicada no início desta semana, são motivo para comemoração. Na média, os cursos foram bem avaliados, com um considerável índice de nota 4 e poucos abaixo de 2. O destaque ficou para as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de Mogi das Cruzes e de Itaquaquecetuba. Nesta linha, as graduações bem avaliadas giram em torno de conteúdos voltados à gestão de recursos humanos, o que revela uma boa tendência regional na formação de profissionais nas áreas de serviços e de planejamento.
Também figuram entre os melhores desempenhos, o curso de Teologia da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Mogi, e o de Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Suzano, com o conceito 4. Entre as instituições particulares, surgem notas altas na Faculdade Piaget, de Suzano, e no Centro Universitário Brazcubas e na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ambas de Mogi. Nas áreas de conhecimento, as melhores avaliadas são, mais uma vez, as de Recursos Humanos e Logística, além de uma surpresa com a nota 4 para o curso de Publicidade e Propaganda da UMC.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor no Brasil, há sempre boas notícias brotando nas escolas da região, principalmente aquelas que envolvem o desempenho de estudantes e de professores. A Educação agradece.