A visita do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), ontem, a Guararema, na inauguração da fábrica de produtos alimentícios da Mars, foi importante para o Alto Tietê no que diz respeito ao tema "habitação".
Diferentemente das últimas vezes em que o chefe do Executivo estadual esteve em Mogi das Cruzes - no evento de ampliação do serviço Expresso Leste, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); e na inauguração da avenida das Orquídeas - quando falou muito pouco com a Imprensa e não apresentou nenhuma proposta para as demais demandas da região, desta vez, Doria garantiu que municípios do Alto Tietê serão contemplados com conjuntos habitacionais do programa estadual Nossa Casa. Há anos Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê aguardam por investimento em moradias populares. Embora o governador não tenha confirmado quais municípios serão beneficiados, nem a quantidade de empreendimentos que será destinada, o anúncio já enche muita gente de esperança.
O Mogi News vem publicando a situação de várias famílias que vivem em área de risco. Um dos maiores problemas habitacionais em Mogi é o dos moradores que vivem sob as redes de transmissão elétrica da empresa ISA/CTEEP, em Jundiapeba. São mais de 450 famílias que aguardam pela chegada de conjuntos habitacionais que possam dar mais dignidade a essas pessoas. Além disso, há famílias próximas ao rio Jundiaí, na avenida Japão e no bairro Jardim Piatã que passam pela mesma aflição.
A notícia vem em boa hora, principalmente com os rumores de que o programa federal Minha Casa, Minha Vida corre o risco de ser reduzido no ano que vem. Esse assunto foi discutido em reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que avaliou um conjunto de medidas para reduzir despesas obrigatórias - como salários, aposentadorias e pensões - e abrir espaço no teto de gastos na proposta de Orçamento de 2020.
Agora, é esperar os próximos dias para saber quantos conjuntos habitacionais serão disponibilizados para o Alto Tietê. Sem dúvida, uma das melhores notícias do ano.