Diante da polícia, o quarteto - duas meninas e dois meninos - entre eles um adolescente de 15 anos, envolvido na morte do motorista de transporte por aplicativo, Valter Prado Filho, de 32 anos, alegou que a ideia de praticar um roubo naquela noite ocorreu simplesmente porque eles estavam sem dinheiro. Aí, com o objetivo de resolver o problema da falta de verba, o grupo planejou uma falsa corrida, rendeu um trabalhador que estava em busca do sustento de sua família, o esfaqueou e fugiu levando R$ 50 e um celular.
A que ponto chega a perversidade humana: mata-se um semelhante como se fosse algo rotineiro. Matar por maldade pura. A necessidade de explicitar uma crueldade; tirar a vida de alguém a sangue frio. Sem piedade alguma. E pior: um crime de latrocínio (roubo seguindo de morte) arquitetado e executado por jovens, todos menores de 20 anos. É muita falta de perspectiva, de horizontes e, principalmente, de amor.
O que houve de errado com estes jovens para que trilhassem o caminho do mal? No caso do adolescente de 15 anos que, segundo a polícia teria participado da execução do motorista, como deve ter sido a infância dele? Sem amor, sem incentivo, sem carinho e educação? Não seria mais viável acolher uma criança vulnerável do que puni-la depois de cometer um ato infracional?
Pois bem, a Polícia Civil de Mogi das Cruzes, ao que cabe a ela, agiu prontamente e horas após à ocorrência começou as investigações. Os trabalhos, ainda em sigilo, seguiram durante a semana passada e os policiais chegaram aos primeiros suspeitos: as jovens Stephanya Mikaele Barcelos Matos, 19; Lilalanda Chanda de Jesus, 18; e o adolescente de 15 anos. A prisão dos três não chegou a ser divulgada em um primeiro momento, pois ainda havia um quarto suspeito a ser capturado. Wilker Rodrigues Neves, 18, conhecimento como "Beiço" foi preso na praia do centro de Bertioga.
Espera-se que todos os envolvidos, se a culpa for provada, recebam uma punição justa. Eles não somente destruíram uma família, como também encheram de mágoa milhares de corações no Alto Tietê.