O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com as escolas municipais de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano, vai beneficiar mais de 12 mil alunos do Ensino Fundamental I e II neste ano. A proposta é oferecer o ensino de conteúdos baseados em empreendedorismo. Para atender os estudantes, mais de 300 professores da região serão capacitados, além da distribuição, somente nesta semana, de 2,7 mil apostilas.
A iniciativa vai de encontro a uma tendência do ensino universal, em virtude das transformações que ocorreram nos últimos anos e que passaram a enfocar a proatividade das crianças. "O objetivo é mostrar que empreender é uma possibilidade e devemos fornecer ferramentas para que isso seja uma realidade", explicou Cristiane Bento, gestora do programa no Alto Tietê. A entidade, porém, dá certa flexibilidade às escolas nas questões de carga horária das disciplinas. O importante, é que a modernização dos currículos possa absorver os conteúdos.
As escolas também devem favorecer suas características regionais, aplicando as atividades dentro da contextualização econômica de cada cidade. A área agrícola, por exemplo, poderia ser muito bem explorada pelo programa, que já prevê temas como ervas aromáticas e temperos naturais. O desenvolvimento de hortas e da cultura das hortaliças na região seriam igualmente beneficiadas pelo programa.
Acompanhando o ensino de conteúdos mais atuais nas escolas da rede municipal, o programa ainda abre espaço para as questões de sustentabilidade, relacionando o empreendedorismo com conceitos de manutenção do ecossistema e aproveitamento de produtos descartáveis.
Parcerias como a do Sebrae com as prefeituras do Alto Tietê são importantes para o desenvolvimento educacional das cidades, principalmente pela falta de incentivo no Brasil. Mesmo com verbas limitadas, a boa vontade das instituições pode ser o suficiente para que a Educação não fique estagnada.