Sábado passado, um lobo-guará foi flagrado em Suzano, caminhando calmamente na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) na região do Colorado. Quinze dias antes, um animal silvestre da mesma espécie teria sido avistado em Mogi das Cruzes, no distrito de Cezar de Souza, no meio do bairro durante uma madrugada. A distância entre os dois pontos (Suzano e Cezar) é de pouco mais de 20 quilômetros. Nos dois casos, testemunhas registraram as aparições em vídeo e foto. Aliás, não é todo dia que a gente se encontra com um lobo-guará no meio da rua. Há hipótese de que se trate do mesmo animal. Será?
Situações parecidas estão, infelizmente, se tornando cada vez mais comuns. Animais silvestres são obrigados a transitar no meio urbano em busca de alimentos e, inclusive, de um novo habitat, já que muitos deles estão sendo "expulsos" do seu convívio, em razão, por exemplo da expansão imobiliária e de outros impactos ambientais nocivos causados pela ação do homem.
O médico veterinário Jefferson Leite é responsável por inúmeros resgates de animais silvestres em Mogi das Cruzes. Ele já atuou em mais de cem ocorrências deste tipo nos últimos anos. Além disso, Leite, que faz os primeiros-socorros destes bichos de forma voluntária, luta pela instalação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). E ele tem toda a razão.
Este equipamento permite que os animais resgatados na nossa região sejam tratados e restituídos à natureza, aqui mesmo na Mata Atlântica do Alto Tietê. Hoje, as espécies resgatadas são levadas para um área de tratamento no Parque Ecológico do Tietê.
Para se ter uma ideia, em matéria publicada nesta semana, dados recentes da Fundação SOS Mata Atlântica revelam que o Alto Tietê ainda possui 35 mil hectares desse ecossistema. Dos dez municípios da região, Mogi das Cruzes é o que apresenta a maior área de Mata Atlântica. E, neste ritmo, é claro, aparecem os animais desorientados e perambulantes, inclusive lobos-guarás - considerados animais solitários e que costumam caminhar longas distâncias, inclusive, os mais de 20 quilômetros que separam Mogi e Suzano.