O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) divulgou, por meio do diário oficial, que autorizou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a realizar um concurso público que pretende contratar até 300 pessoas, sendo 20 para quem possui ensino médio e 280 para quem tem o ensino superior. O certame é um dos mais esperados do Brasil, principalmente pelo fato de os vencimentos aos aprovados de até R$ 15.461,80.
Segundo o Ministério, a publicação do edital precisa acontecer no prazo máximo de seis meses. Desta forma, a previsão é que o edital seja publicado até janeiro do ano que vem.
Com a autorização, os próximos passos da Abin são formar a comissão do concurso e iniciar o processo de escolha da banca organizadora. As 20 vagas autorizadas pelo MPDG para quem possui ensino médio são para o cargo de agente de inteligência. Neste caso, a remuneração inicial é de
R$ 6.147,22.
Das 280 oportunidades destinadas a quem possui nível superior, 220 são para a carreira de oficial de inteligência e 60 para oficial técnico de inteligência.