Amanhã (29), a partir das 19h, será realizada a sessão de pré-estreia do curta-metragem suzanense “Não Desça as Escadas”. Dirigido por Gustavo Cardoso, a ficção de terror psicológico busca referências no renomado cineasta Jordan Peele (Nós; Corra!) para tratar de temas sociais dentro do gênero. O filme será exibido no âmbito do Cine Comunidade Suzano, no Centro Cultural Boa Vista, na R. Dr. Artur Sabóia, 389, com entrada gratuita. A mostra de estreia acontece ainda na próxima semana, no dia 8 de maio.
Realizado por meio da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Suzano, a película dispensa a figura de monstros sobrenaturais comuns dos filmes de terror, para tratar de temas sociopsicológicos como os relacionamentos codependentes, vícios e desigualdade social, compondo uma atmosfera única de tensão e suspense.
“A mensagem dele é muito instigante. É a gente se questionar o quanto podemos ficar cegos dentro de um ciclo de erros. E eu tentei trazer isso de maneira literal. Mostrando no filme uma sequência de acontecimentos que se torna um ciclo, até que isso se fecha e se torna impossível de sair”, disse Gustavo sobre a ideia inicial do roteiro, escrito há quatro anos até que pudesse sair do papel.
Na história, um jovem casal em busca de recomeço se muda para uma nova casa. O local, porém, guarda diversos mistérios que irão frustrar os planos de Daniel e Camilla, expondo seus erros e fragilidades, simbolizados por uma figura misteriosa: o Encapuzado.
O elenco principal é formado por Angela Valentim - atriz paulistana que atuou na série “Coisa Mais Linda” e no filme "Clube das Mulheres de Negócios" -, que vive Camilla; e Washington Lins, de Ferraz de Vasconcelos, que interpreta Daniel, tendo atuado em outros trabalhos como "Irmandade" e "Rota 66". Allan Gonçalves, ator da cena mogiana, interpreta o Encapuzado.
Produção
Gustavo já havia trabalhado em diversos sets de filmagem como Diretor de Fotografia e Operador de Câmera, mas esse é o primeiro filme como diretor e roteirista. “Foi muito, muito legal. Confesso que estava nervoso. Foi uma experiência muito doida. Fiquei preocupado, ansioso. Mas foram quatro dias de filmagem que rolaram muito bem. O set não atrasou, cumprimos todos os horários. Todos além de trabalhar, também se divertiram”, lembrou.
Para as gravações, ele passou alguns dias na casa para preparar o local e a iluminação. Coincidentemente, para entrar no clima de suspense, coisas estranhas aconteceram. “Eu dormi na casa uma semana e rolaram várias coisas bizarras. Coisas abrindo e fechando. Barulhos vindos de longe. Umas coisas bem sinistras”, recordou bem-humorado.
Ficha Técnica
Além de Gustavo no Roteiro, Direção e Cor, fazem parte da equipe Rebeca Crespo, que dividiu o Roteiro; Rodrigo Campos como Produtor Executivo e Assistente de Direção; Renata Abreu, Diretora da Produção; Bi Noir, Assistente de Produção; André Rodrigues, Diretor de Fotografia; Felipe Paixão, Operador de Câmera, Montagem, Efeitos Visuais e Edição de Som; Rafael Curty, Assistente de Câmera; Igor Beltrão, na Elétrica e Maquinaria; Paula Miron, Diretora de Arte; Tauane Brittoli, Produtora de Arte; Mayara Silva, Maquiadora e Figurinista; Kaue Carvalho, também na Cor; Vanessa Alves, Finalização; Vitor Gonçalves, Diretor de Making in Of; Glauber Klein, Assistente de Making of; André Martins, Fotografia Still; e Designer, Hani Nashiroshi.
Serviço
Filme: “Não Desça as Escadas” - Terror psicológico/suspense.
Data: Dia 29 de abril (terça-feira).
Local: Centro Cultural Boa Vista (R. Dr. Artur Sabóia, 389, Cidade Boa Vista, Suzano-SP).
Ingresso: Gratuito.
Classificação: 12 anos.