Estreia hoje, ás 20 horas, na Igreja de São Benedito, o projeto Eruditta, que se apresentará pela primeira vez ao público mogiano. Na ocasião, os convidados irão apreciar clássicos de grandes compositores, como trechos da Paixão Segundo Matheus, de Bach, Ave Maria, de Schubert, Panis Angelics, de César Franck, além de Vivaldi, Haydn e Mozart.
Formada pelas cantoras Verônica Gonçalves e Érica Battani e pelo pianista Leonardo Furlani, o trio, que iniciou as atividades no fim do ano passado, tem como objetivo a apresentação do repertório de canto lírico, desde as canções de câmara (composições feitas para ambientes menores, composta principalmente por um trio com piano), até as árias de óperas e oratórios.
Segundo Verônica, que é uma das idealizadoras do projeto, o Eruditta tem como principal meta aprofundar o conhecimento do público com a música clássica, instigando-o a conhecer mais sobre os autores e suas obras: "No concerto de hoje, tocaremos músicas de compositores estrangeiros. A ideia do projeto é de aproximar o conhecimento dos nossos expectadores com esse meio", explica.
O Eruditta tem planos para o ano que vem, e segundo Verônica, a expectativa é de que o trio explore as canções da câmara brasileira: "Temos um vasto repertório de grandes compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Cláudio Santoro, entre outros, nomes que o público talvez não conheça. Nossa meta é levar estes autores em novas apresentações, onde estamos felizes com o andamento do projeto, que foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Mogi." A igreja de São Benedito fica na Rua Dr. Ricardo Vilela, sem número, no centro de Mogi das Cruzes. A entrada é gratuita.
(*Texto supervisionado pelo editor)