Há dez anos, uma data especial para o comércio e consumo começava a ganhar força no Brasil. Com o passar da década, ela se consolidou e hoje é vista como uma oportunidade para antecipar às compras de Natal, além de começar a movimentar o mercado. Trata-se da Black Friday, que passou a fazer parte do calendário do brasileiro que espera encontrar nesse dia as melhores promoções dos produtos ou serviços aguardados durante o ano todo.
A data é famosa, muito mais do que a história do seu surgimento. Ocorrida sempre na última sexta-feira de novembro, a Black Friday ou "Sexta-Feira Negra" é uma tradição norte-americana em que os lojistas baixam o preço de seus produtos logo após o feriado de Ação de Graças. De acordo com site de pesquisa Ebit, a Black Friday é o maior evento sazonal on-line do Brasil com um aumento de 5% das compras em apenas dois dias.
O termo teria surgido nos anos de 1960, na Filadélfia, também nos Estados Unidos, para se referir ao dia após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving), quando o trânsito se tornava um caos por conta da folga prolongada e das partidas de futebol que aumentavam a frequência nessa época. Assim, os lojistas aproveitavam para oferecer diversas promoções.
Esse ano a Black Friday ocorre hoje e, de acordo com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), a orientação para os lojistas é para aproveitarem o potencial da data para aumentarem as vendas de final de ano. A expectativa é de que a data gere 4% de crescimento nos negócios, inclusive nas lojas físicas, e como muitos consumidores devem aproveitar para antecipar as compras de Natal, a dica é que o comércio se prepare com promoções e condições especiais de pagamento.
Já a Associação Comercial de Suzano (ACE) acredita que as vendas da Black Friday 2019 podem aumentar em torno de 12 a 15%, em relação ao ano passado. A dica para os lojistas suzanenses é para alavancarem as vendas e fazerem um aquecimento para o fim do ano. É importante lembrar que a ACE Suzano recomendou aos comerciantes que realizem promoções com descontos reais para que a data não seja desvalorizada com descontos fictícios para evitar descredito sobre falsas promoções realizadas.
Uma pesquisa de setembro, feita pelo site Ebite sobre a intenção de compras dos consumidores, mostrou que 44% dos entrevistados pretende usar a data para comprar os presentes de Natal. Esse mesmo site apontou um levantamento feito entre o dia 1º e o dia 11 deste mês das categorias dos produtos mais vendidos e suas respectivas porcentagens, sendo a primeira posição de moda e acessórios com 18%; a segunda de casa e decoração com 12%; a terceira de eletrodomésticos com 11% e a quarta de perfumaria e cosméticos com 10%.
(*Texto supervisionado pelo editor.)