A gastronomia japonesa já está enraizada nos hábitos dos brasileiros, entretanto, muitos ainda não se arriscam a preparar esses pratos em casa, como ocorre com a culinária italiana e portuguesa, por exemplo. Para apreciarem as iguarias nipônicas, muitos brasileiros preferem frequentar restaurantes especializados na área, porém, esses estabelecimentos podem cobrar um preço elevado.
Para mudar essa situação, o cozinheiro Zeca Baldarena, especializado em culinária internacional, brasileira, comida saudável e professor do curso de culinária oriental, aprendeu a cozinhar comida oriental. Ele conta que é possível preparar esses pratos orientais em casa, gastando muito menos. "Muitos dos meu alunos não tinham condições financeiras de ir a restaurantes japoneses, mas agora eles sabem cozinhar e fazem em suas casas. Alguns passaram até a vender esses pratos", contou.
Apesar de ser considerada uma culinária saudável, alguns pratos levam ingredientes que possuem um alto índice de sódio e não fazem bem à saúde. Pensando em eliminar os temperos prejudiciais ao organismo presentes na culinária japonesa, Zeca diz que pode substituir esses condimentos por alternativas mais benéficas. "É possível tirar esses temperos industrializados que fazem mal a saúde, que há anos é utilizado pelos japoneses, por outros naturais. Mesmo trocando os ingredientes, a comida continua saborosa", explicou o cozinheiro. (M.Q.)