O espírito natalino já toma conta das ruas de Mogi, e amanhã, a música será o destaque. A Secretaria Municipal de Cultura realizará, a partir das 18h30, a 2ª Cantata de Natal, na praça Coronel Almeida (praça da Matriz). Trata-se de mais uma grande reunião de coros musicais da cidade, que contará com a participação de mais de 300 coralistas. O evento é gratuito.
Os coros sairão, simultaneamente, de três pontos da cidade: Casarão do Carmo, Centro de Cultura e Memória Expedicionários e Largo do Rosário. Todos caminharão cantando até a praça Coronel Almeida e, de lá, seguirão para a Catedral de Santana, onde será realizado um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. Fazem parte da Cantata deste ano o Coral 1º de Setembro, do Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan), Musicativa, Canarinhos do Itapety, além da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi. 
O 1º de Setembro tem regência da maestrina Solange Urbano e é o mais antigo coral da cidade, fundado em 1953. Em 1964, o grupo teve as atividades interrompidas, até que em 2012 foram retomadas. Ele é formado por coralistas dos mais diversos segmentos da comunidade mogiana. 
Regido pela maestrina Alex Sandra Grossi, o coral do Cecan foi fundado em 2003. Ele foi idealizado como uma oficina terapêutica para atender pacientes com câncer e seus familiares. A iniciativa cresceu e se tornou conhecida em todo o município. Com 25 integrantes, o coral tem em seu repertório canções que vão do erudito ao popular.
O coral Musicativa, com regência do maestro Sergio Wernec, é um grupo independente e sem fins lucrativos, fundado em 1993. Atualmente com 45 membros, o coral ensaia semanalmente e já teve a oportunidade de se apresentar em eventos como Encontros de Corais, Concertos de Primavera, Festival de Inverno e especial de Natal, divulgando a música de boa qualidade e seus diversos estilos.
Resultado de um programa sociocultural implantado em 2002 pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, o coral Canarinhos do Itapety, também, é regido pela maestrina Solange Urbano e atualmente está sob a gestão da Associação Orquestra Sinfônica, Secretaria de Cultura e interface com a Secretaria de Educação. O projeto atende a 2.500 crianças e jovens e tem a meta de ampliar esse atendimento para 6.000 alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é criar oportunidades para a inclusão e desenvolvimento de crianças e adolescentes, utilizando a música como principal meio desta transformação.
Orquestra 
Regida pelo maestro Lélis Gerson, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi busca incentivar e difundir a prática musical por meio de um trabalho de iniciação gratuito que atende, hoje, a mais de 200 jovens. O grupo realiza concertos durante todo o ano e já se apresentou com ícones da MPB, como Toquinho, Fábio Júnior, Milton Nascimento e Jorge Vercilo, Daniel.