Após a disputa de 370 jogos, o Campeonato Brasileiro da temporada 2020 chega amanhã ao seu ápice, com a disputa da 38ª rodada, a última. Com as dez partidas para as 21h30, a jornada servirá para definir o campeão nacional, além de colocar em disputa a última vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, o último lugar na Copa Sul-Americana e sacramentar o quarto rebaixamento.

Além disso, uma quinta vaga na fase de grupos da Libertadores pode ser encaminhada, mas dependerá do resultado da decisão da Copa do Brasil. E dos dez compromissos, apenas três terão caráter amistoso: Atlético-MG x Palmeiras, Ceará x Botafogo e Atlético-GO x Coritiba.

As maiores atenções estarão, evidentemente, concentradas em Flamengo e Internacional. O time carioca é o líder do Brasileirão com 71 pontos e será campeão caso vença o São Paulo no Morumbi. Mas ainda pode ser ultrapassado pelo Inter, com 69, e que receberá o Corinthians no Beira-Rio.

O duelo entre Flamengo e São Paulo também será decisivo para definir o último garantido na fase de grupos da Copa Libertadores. Após ser surpreendido pelo Botafogo, o time paulista soma 63 pontos, segue em quarto lugar e precisa da vitória para ficar com a quarta vaga. Se perder ou empatar, poderá ser superado pelo Fluminense (61), que receberá o Fortaleza no Rio.

Já a sexta vaga na Sul-Americana distribuída pelo Brasileirão será uma disputa entre clubes do Nordeste: Sport (42 pontos e 12 vitórias), Bahia (41 pontos e 11 vitórias) e Fortaleza (41 pontos e dez vitórias). Eles enfrentarão Athletico-PR, Santos e Flu, com só o tricolor baiano sendo mandante.

Na briga contra o rebaixamento, a disputa é praticamente protocolar. O Fortaleza, com 41 pontos e saldo negativo de oito gols, tentará evitar uma tragédia e confirmar a queda do Vasco, com 38 e -20 de saldo. O time carioca terá pela frente o Goiás.

A formação do G5 só será possível saber após a disputa da decisão da Copa do Brasil - o jogo de volta foi agendado para 7 de março. Vale lembrar que a CBF também distribui premiação no Brasileirão de acordo com a posição final. Assim, ainda que não pela busca de uma taça, uma vaga em torneio continental ou para evitar o rebaixamento, haverá ao menos uma motivação financeira para a maior parte dos envolvidos nos confrontos marcados para amanhã.